Secretaria de Saúde de Xanxerê volta a distribuir fichas diariamente

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê mudará o sistema de agendamento de consultas a partir do mês de abril. A decisão foi tomada após a realização de uma pesquisa realizada nos domicílios com cerca de 600 pessoas, nos 28 bairros de Xanxerê.

A secretária da Saúde, Iára Helena Callfass, juntamente com o prefeito Bruno Bortoluzzi, e toda a sua equipe chegaram a essa decisão, uma vez que a pesquisa aponta que a população não está satisfeita com a de forma de agendamento. Conforme salienta a secretária, quando a administração municipal assumiu em janeiro de 2009, após conversas, foi decidido fazer o agendamento de consultas para evitar as longas filas que se formavam de madrugada nas unidades de Saúde do município.

Mas agora, a partir desta pesquisa, a qual resultou que 53,95% das pessoas estão insatisfeitas com a forma de agendamento, “somos humildes suficientemente em assumir que estaremos mudando a forma de consultas nos Postos de Saúde do município. A pesquisa apontou para mudarmos, e é isso que faremos”, salientou Iára.

Segundo ela, a partir de 20 de abril inicia, de forma gradativa, será feita a distribuição de fichas nos oito Postos de Saúde do município, pela parte da manhã. A secretária destaca que o atendimento não será feito necessariamente pela manhã. “Não há necessidade das pessoas irem para as filas de madrugada. Com o agendamento, queríamos evitar que as pessoas fossem para as filas, mas temos que respeitar a decisão da maioria, que, através da pesquisa, deixou claro que prefere o sistema de distribuição de fichas diárias”.

Num primeiro momento serão 16 fichas, até chegar as 32 que estarão a disposição da população. “Como já existem agendamentos feitos, não podemos deixar de atender quem já marcou sua consulta”, destacou Iára.

A secretária Iára acrescentou que hoje a secretaria municipal de Saúde atende 15 mil consultas por mês através do SUS (Sistema único de Saúde). “Um problema que enfrentamos são os faltantes, as pessoas que agendam e acabam não comparecendo para as consultas, tirando, na maioria das vezes, a vaga de alguém que esteja necessitando de atendimento”.