Conferência Regional de Saúde Mental reúne mais de 300 pessoas

A prefeitura de Xanxerê sediou nesta quarta – feira (07/04) a 1ª Conferência Regional de Saúde Mental. O evento que aconteceu no clube Xanxerense reuniu mais de trezentos profissionais de 21municípios da região.

Durante a manhã, o prefeito de Xanxerê Bruno Bortoluzzi iniciou as atividades da conferência. Ele ressaltou a importância de eventos como estes que discutem problemas da sociedade contemporânea. “Antigamente nós não tínhamos tanto esta necessidade de um psicólogo ou um psiquiatra, hoje a ajuda destes profissionais é fundamental, porque vivemos num mundo muito complicado”, ressaltou o prefeito.

Pela manhã foram ministradas palestras com psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. No período da tarde os profissionais levantaram propostas que serão levadas a Conferência Estadual, que acontece em maio e a Federal em Junho. A discussão intersetorial  envolveu diversos segmentos como a educação,  o social, a cultura, esporte e cidadania.

Segundo Iára Helena Callfass, Secretária de Saúde do município o objetivo da conferência foi discutir novas estratégias com diversos setores envolvidos na inclusão social e na compreensão de vida dos pacientes que tenham possuem algum transtorno mental.

“É importante traçar planos e discutir propostas para fazermos com que as pessoas tenham uma vida melhor e fazer com que a rede de atendimento funcione no sentido de proporcionar melhoria na vida dos pacientes e seus familiares”, ressaltou a secretária.

Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Xanxerê.