Produtores de vinho querem fortalecer o setor na região

Cerca de vinte produtores de vinho artesanais de Xanxerê participaram nesta quarta – feira (13/05), no auditório da FEMI de um encontro para discutir a realização de eventos, que devem ser promovidos pelo grupo. A intenção é fortalecer a atividade na região para aumentar o movimento econômico dos produtores.

Na ocasião também foi formada uma comissão para montar um estatuto com o objetivo de se criar uma Associação dos Produtores. Segundo Eliane Laner da diretoria de cultura esses encontros também tem o objetivo de resgatar a cultura do vinho.

“O vinho é uma bebida muito difundida principalmente no inverno, e a prática de elaborá-lo já vem de tradição familiar, principalmente italiana, mas hoje reúne diversas etnias em torno dessa prática”, ressaltou Eliana Laner.

Para o produtor Elio Antônio Bonavigo a iniciativa de se montar uma associação só vem beneficiar a classe. “Com a união de todos os produtores de vinho e o apoio da prefeitura nós vamos ter acesso mais fácil a tecnologia visando incrementar a produção da uva tanto para o consumo in – natura , como também na elaboração do vinho”, explicou o produtor.

Os interessados em participar das reuniões podem entrar em contato pelo telefone 3441-8547, ou obter mais informações na Diretoria de Ações Culturais, que fica na prefeitura à rua José de Miranda Ramos, 455.

Ana  Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.