Vigilância Epidemiológica confirma mosquito da dengue em Xanxerê
Agentes da Vigilância Epidemiológica de Xanxerê encontraram nesta semana larvas do mosquito da dengue e três mosquitos Aedes aegypti.
Eles foram capturados por agentes de saúde em um ponto estratégico do bairro Nossa Senhora de Lourdes. De acordo com Afrânio Alceu Pioli, coordenador do combate a dengue, as larvas do mosquito foram enviadas para análise e confirmadas como positivas, assim como os mosquitos capturados. Eles foram enviados para análise nesta quarta – feira, (06/05) em um laboratório em Chapecó e o resultado foi positivo para dengue. “A partir do momento que localizamos as larvas positivas do Aedes aegypti , enviamos uma equipe até o local para realizar a delimitação de foco, um procedimento padrão neste caso, onde vistoriamos cem por cento dos imóveis dentro de um raio de trezentos metros. Foi aí que encontramos os mosquitos.”, explicou.
De acordo com o coordenador, as larvas e os mosquitos estavam num tanque de armazenamento de água de uma empresa que fabrica tubos de cimento.
“Não é motivo para a população se alarmar, mas sim aumentar a atenção aos cuidados referentes ao combate a dengue”, ressaltou o coordenador. “O último foco para larva positiva do mosquito em Xanxerê foi registrado em 2007. Por isso, essa situação exige maiores cuidados”, explicou Pioli.
Segundo a secretária de saúde do município, Iára Helena Calffas a partir de agora todas as providências para se evitar uma epidemia serão tomadas. “Nós estamos fazendo nossa parte, mas queremos que os moradores façam a parte deles, porque a procriação do mosquito da dengue só se evita não deixando água parada. É preciso muita atenção de toda a população”, finalizou a secretária.
Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.