Casa da acolhida é inaugurada em Xanxerê

O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, participou na sexta-feira (24), da inauguração da Casa de Acolhida Santa Bernarda, que será administrada pela Associação Beneficente Madre Bernarda. O local servirá para abrigar parentes de pacientes que estão internados no Hospital Regional São Paulo (HRSP).

Segundo a presidente da Associação, Vânia Orsatto Zanella, a casa conta com três quartos (onde abrigam 18 pessoas). Também estará disponível uma conzinha para que os hóspedes possam fazer suas refeições. “O local está equipado com quartos, separados, para homens e mulheres. A cozinha está a disposição dessas pessoas, porém os alimentos terão que ser trazidos por eles”, explicou.

A diretora geral do HRSP, Neusa Luiz, disse que desde o fechamento da antiga Casa do Oeste, os parentes de pacientes que estavam internados na instituição tinham que cobrir as suas despesas com hotéis e, em alguns casos, dormiam no próprio carro. “Era uma situação bem difícil. Para se ter uma ideia o setor de cardiologia atende uma população de mais de 1 milhão de pessoas, sendo que a maioria dos pacientes moram em outras cidades, por isso a necessidade deste local”, ressaltou a diretora

O prefeito Ademir Gasparini, destacou a importância do apoio da Associação Madre Bernarda. “Como o poder público ficou impedido, por força de lei, de realizar esse tipo de auxilio, vale ressaltar a importância da ação dos voluntários da Associação Madre Bernarda. Nós só temos que agradecer mais esta ação de solidariedade”, destacou.