Secretaria de Agricultura recebe retroescavadeira

Na tarde de sexta-feira, 27 de março, o prefeito Bruno Bortoluzzi recebeu das mãos do Ministro Especial da Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, a chave de uma retroescvadeira que será utilizada pela Secretaria da Agricultura.

A máquina foi adquirida com recursos oriundos de uma emenda coletiva da bancada do Oeste e aprovação dos demais deputados da região.

Segundo o ministro Gregolin, o equipamento ajudará a desenvolver a piscicultura na região, melhorando os açudes existentes e abrindo novos. “è um sinal que o governo federal está investido na psicultura da região e Xanxerê tem uma condição privilegiada por fazer parte do Território da Cidadania”, afirma Gregolin.

Para o prefeito Bruno Bortoluzzi, este é um grande passo para que o município possa melhorar o atendimento a pequena propriedade, com a possibilidade de iniciar um programa diferenciado na área da psicultura através da Secretaria de Agricultura. Este programa terá como objetivo principal o aumento da lucratividade dos pequenos produtores, um vez que, além da melhoria dos açudes, a máquina atuará na melhoria das estradas para escoamento da produção.

Valdir Zembruski, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, existem aproximadamente 50 hectares de área alagada, atingindo cerca de 150 famílias que possuem açudes em suas propriedades, algumas já com produção em escala comercial, porém a maioria para consumo próprio. “Temos a possibilidade de ampliar a área alagada para trabalhar as propriedades que possam investir na psicultura e também criar pequenas represas para atender a demanda criada nos períodos de estiagem. Então, essa máquina vem atender a duas frentes, aumentar a área de pescado e reduzir os problemas enfrentados na época da estiagem” afirma Zembruski.