Inaugurado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no bairro Santa Cruz

Foi realizada na manhã desta terça-feira (28), dentro da programação do Aniversário de 69 anos de Xanxerê, a solenidade de inauguração oficial do espaço destinado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no bairro Santa Cruz.

O espaço conta atualmente com 54 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 17 anos incompletos. Mas, de acordo com a secretária de Assistência Social, Luciana Contini, como há estrutura física e recursos humanos, será possível chegar a 100 atendimentos, sendo 50 alunos em cada período.

O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Além das oficinas socioeducativas, atualmente são oferecidas aulas de yoga, capoeira e música. a secretaria de assistência social está buscando ainda outras atividades para serem desenvolvidas com o público que frequenta os espaços.

A secretária de Assistência Social, Luciana Contini, agradeceu a Administração Municipal e a Secretaria de Educação por ceder o espaço e possibilitar colocar em prática o sonho de abrir um serviço de convivência no bairro Santa Cruz. Luciana disse que a secretaria conta atualmente com quatro núcleos: um no bairro João Winckler, um bairro dos Esportes, um no bairro Bortolon e este do bairro Santa Cruz, os quais atendem 270 crianças e/ou adolescentes frequentando os serviços no contraturno escolar.

O vice-prefeito, Adenilso Biasus, destacou que a função do Poder Público é preservar o direito das pessoas. “Tudo o que nós fazemos em termos de estrutura é para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida. Não tenho dúvida que hoje é um dos dias mais felizes, porque estamos lidando com o futuro e qualidade de vida das pessoas ao iniciarmos este trabalho aqui no bairro Santa Cruz, e é isso vale a pena, pois dignifica as pessoas e simboliza nossa missão frente à prefeitura. Por isso precisamos parabenizar o prefeito e toda equipe do Social”.

O vereador Vilmar Zarembski parabenizou a Administração Municipal nesta semana muito importante, onde foi comemorado o aniversário de Xanxerê, que vive um dos melhores momentos da história. “A administração municipal está com investimento em todas as áreas e hoje, com a inauguração do programa de extrema importância no bairro Santa Cruz, programa que vai ajudar muito as famílias e a formação dessas crianças e adolescentes”.

O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, disse em seu pronunciamento, que a população pode acompanhar ao longo da semana muitas inaugurações, ordens de serviço, parte festiva, “mas nada se compara ao que estamos vivendo hoje, onde a Administração Municipal está com o olhar voltado às pessoas, e não apenas focado em obras, em pavimentação asfáltica, iluminação pública”.

Martarello acrescentou que nada se compara quando se olha para essas crianças, que precisam da ajuda do Poder Público. “A sociedade que julga, é a mesma que cruza os braços diante das situações vivenciadas. Por isso, é obrigação do poder público, iniciativa privada, empresários, o dever de proporcionar condições de qualidade e de igualdade a todos, para que cada um possa realizar o seu sonho”.

Estiveram acompanhando a solenidade a primeira-dama Vânia Martarello, os secretários de Administração e Finanças, Carlos Peretti, de Agricultura, Alcedir Rama, de Desenvolvimento Econômico, Evandro Berto, de Educação, Vera Lucia Correa, de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior e de Obras, Transportes e Serviços, Leandro Marzari Silva. Estavam presentes ainda servidores públicos, comunidade e imprensa.