Empossados novos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor

Foi realizada nesta segunda-feira (19) a posse dos novos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) de Xanxerê, os quais foram empossados pelo vice-prefeito Adenilso Biasus em conjunto com a diretora de Transparência e Controle Social, Giovana Maria Weber Zandoná.

Foram empossados representando o Procon Xanxerê, Eduarda Cristina Schuckes como titular e Maria Eduarda Paz como suplente. Representando a Secretaria Municipal de Educação, Jean Carlos Fiorini – titular e Antonio Pagnussatto – suplente. Representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Wilson Neudi Lohmann – titular e Arlete Hertal – suplente. Jessica Eleen Paludo é a titular representando a OAB Subseção de Xanxerê e Tanise da Fontoura Costa é a suplente. O titular que representa a ACIX é Sady Rafael Pavan. Representando a UXAM o titular é Lauri Francio, e o suplente é Jair Valentini.

A mesa diretora ficou composta com Eduarda Cristina Schuckes, presidente, Lauri Francio, vice-presidente, Wilson Lohmann, Secretário-Geral, e Giovana Maria Weber Zandoná, Secretária-Executiva do CONDECON.

Em sua fala, o vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, destacou a importância dos conselhos para o município. “Os conselhos existem para que a Sociedade Civil Organizada participe da Gestão Pública, dando vida e fazendo com que cada conselheiro de fato exerça a sua função. E esse é o espírito da democracia, envolvendo todos para que possamos ter uma gestão mais eficiente, que atenda o desejo das pessoas, mais do que dos gestores”.

A nova presidente do Condecon, Eduarda Cristina Schuckes, destacou que o Procon exerce realmente um trabalho importantíssimo para a sociedade, pois os consumidores, em sua grande maioria, são hipossuficientes e não conseguem resolver de forma fácil e rápida as demandas, muitas vezes abusivas. “O Procon de Xanxerê hoje consegue resolver mais de 70% dos casos de forma rápida e sem que os consumidores tenham gastos com advogado e judiciário, visto que já estão sendo lesados”.

Eduarda acrescentou que o Condecon é de extrema relevância e o objetivo é estruturá-lo melhor para que a atuação seja cada vez mais efetiva.

Durante a primeira plenária, os conselheiros presentes, por unanimidade, aprovaram a deliberação do ofício número 51/2022, do Procon de Xanxerê, para acordo de cooperação técnica com o município de Faxinal dos Guedes.