Dia da Família Imigrante: evento reuniu mais de 300 imigrantes em Xanxerê

Mais de 300 imigrantes compareceram no Salão da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, em Xanxerê, neste sábado, dia 1º de julho, para o Dia da Família Imigrante. O evento foi realizado pela Prefeitura de Xanxerê, com o apoio de diversas entidades, com o objetivo de acolher e dar suporte à integração social dos imigrantes que chegam ao município em busca de uma nova vida.

A ação é uma parceria entre Prefeitura de Xanxerê, Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, Lions Clubes, Leo Clube, Fisk Xanxerê e Unoesc Xanxerê.

Estiveram no local profissionais da Secretaria de Saúde para orientar sobre a utilização da Rede Municipal de Saúde, aplicação da vacina da Influenza, verificação da Carteira de Vacinação, orientações sobre higiene bucal e também orientações sobre diluição e administração de medicamentos.

Os imigrantes que lá estiveram também puderam sanar suas dúvidas em relação a matrícula escolar, rematrículas, transferências de escolas com os profissionais da Secretaria de Educação.

A Secretaria de Assistência Social esteve no local para prestará atendimento a respeito do CadÚnico, com orientação de cadastro e atualização cadastral, além de orientações do CRAS, agendas de atendimento e encaminhamento, CREAS, orientação das violações de direito, e do PETI, sobre a conscientização do trabalho infantil.

Uma equipe do Centro de Inovação e Geração de Emprego e Renda (CIGER) esteve no local também para prestar auxílio referente a regularização de imigrantes residentes em Xanxerê, informações sobre vagas de emprego e orientações gerais.

Houve ainda apresentações culturais, brincadeiras e jogos para as crianças, distribuição de lanche e intérpretes para facilitar a comunicação entre os imigrantes e as equipes que estiveram no local prestando as informações e orientações.

O padre Itamar Belebom, da Paróquia Senhor Bom Jesus da Coluna, um dos idealizadores do evento, destacou que eventos como o realizado neste sábado engrandecem o município, possibilitando que as famílias se sintam acolhidas aqui. “Esses povos que aqui chegam trazem culturas diferentes, vêm para somar-se a todos nós. Se lembrarmos, todos somos imigrantes ou descendentes de imigrantes”.

O padre pontuou ainda que atualmente no Brasil existem cerca de 1,3 milhão de imigrantes distribuídos pelos estados e municípios, ao passo que 4,2 milhões de brasileiros estão espalhados em outros países. “Que eles possam se sentir bem, valorizados onde estão e contribuindo certamente para a cultura e engrandecimento dos nossos municípios e do nosso país”.

O prefeito Oscar Martarello destacou, em sua fala, que o Brasil é um dos melhores países do mundo para se viver, que o estado de Santa Catarina é um dos melhores estados de nosso país e que Xanxerê, além de ser um município em pleno crescimento no estado, com boa localização, inúmeras empresas, comércio e vagas de emprego, tem um povo receptivo, que abraça e acolhe todos que aqui chegam. “Por isso que aqui é o melhor lugar para se viver. Sejam todos bem-vindos. No futuro, os netos e bisnetos de vocês se casaram com nossos netos e bisnetos e nós seremos um só povo, assim como foi com meus bisavós quando vieram da Itália. Sintam-se em casa, ajudem a tornar Xanxerê um lugar bom para nossos filhos, netos e nossas próximas gerações”.