Dezessete jovens concluem curso de panificação através do Programa Pão da Vida

Foi realizada na noite desta quinta-feira (01) a formatura de 17 jovens que participaram ao longo dos últimos meses do curso de panificação através do Programa Pão da Vida. A solenidade de formatura foi realizada pela Secretaria de Assistência Social no auditório da Prefeitura de Xanxerê.

Os jovens participaram do programa durante oito meses nos quais tiveram oficinas de panificação, com a produção de pães, massas, bolos, bolachas, e oficinas socioeducativas. O programa dispõe de 20 vagas anualmente para jovens de 16 a 18 anos.

O Programa Pão da Vida, mantido pela Secretaria de Assistência Social de Xanxerê, visa ofertar ao público jovem a formação profissional qualificada, permitindo acesso ao trabalho e renda, resgatando a cidadania e promovendo a autonomia dos jovens e suas famílias, prevenindo de situações de risco pessoal e social contribuindo para a ampliação da capacidade produtiva das famílias dos jovens atendidos. A produção de pães subsidia os programas e serviços da Secretaria de Assistência Social.

Estiveram presentes na solenidade de formatura o prefeito Oscar Martarello, a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Contini, a diretora do Senac Xanxerê, Cledir Orlandi Naime, a coordenadora de Proteção Básica, Luciane Bandeira, o presidente da Câmara de Vereadores, Sidnei Mesnerovicz, a primeira-dama Vânia Martarello, a supervisora do programa Pão da Vida, Silvane Camargo Moreschi, e o professor da turma, Jacson Ricardo Tamanho.

A diretora do Senac Xanxerê, Cledir Orlandi Naime, destacou que este é um momento de gratidão. “Há um ano eu estava aqui, nesse mesmo espaço, formando outra turma, e é muito bom quando podemos ver que as pessoas estão caminhando e dando passos para a construção do seu futuro. No processo de formação de vocês, a grande diferença entre vocês é o que cada um fará com o conhecimento adquirido e eu desejo que ele continue sempre”.

A secretária de Assistência Social, Luciana Contini, salientou que a data é marcada pela emoção em ver que nossos alunos estão concluindo mais uma etapa em sua caminhada e agradecimento. “Agradecer ao prefeito pela oportunidade e liberdade que tem nos proporcionado, com a qual podemos desenvolver boas ações, a exemplo da formação dos alunos através do Programa Pão da Vida. Não tenho dúvidas de que vocês terão um futuro de muita prosperidade”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sidnei Mesnerovicz, enalteceu e parabenizou a parceria da Prefeitura de Xanxerê com o Senac Xanxerê por proporcionar essa capacitação, a qual certamente fará a diferença na vida desses jovens, pois é através da educação que se tem liberdade, independência e valorização.

O prefeito Oscar Martarello parabenizou o trabalho de todos os envolvidos no trabalho realizado com os jovens formandos e enalteceu a oportunidade de crescimento que eles estão recebendo. “Daqui 20, 30, 40 anos vocês vão parar e refletir sobre tudo que aconteceu na vida de vocês é de responsabilidade apenas de cada um de vocês, não é do pai, da mãe, do professor, amigo, vizinho. Basta começar a colocar em prática desde já, pois nada acontece do dia para a noite. É preciso trabalhar e se dedicar. Não podemos atribuir o sucesso ou o fracasso à outra pessoa. O sucesso de vocês vai depender única e exclusivamente de cada um de nós. Que vocês possam refletir o quanto a escolha pelo bem fará a diferença em se tornar homens e mulheres de bem, grandes líderes e terem famílias felizes. Desejo muito sucesso a todos”.

Os jovens que participaram do Programa Pão da Vida e receberam certificado foram: ALEX SANDRO DAL CORTIVO, BRUNO FERNANDO BELO, CARLA CRISTINA SANTOS, CLEITON DOS SANTOS DE SOUZA, DANIELY APARECIDA MARAFÃO, EMERSON LUCAS ZONATTO, ESTER DE MEDEIROS MACHADO, ESTEVÃO BALZ, GABRIELA RODRIGUES DA ROSA, LUIZA NARCISO DE OLIVEIRA, KAUANE MUSKP, ROSANGELA DA LUZ, SAMARA BUSAQUERA, TAIANE FORTES DE OLIVEIRA, TAINARA TIBES SCHVARTZ, YILBER JACOB DIAZ NADALES e VINÍCIUS HENRIQUE B. BARBOSA.