Conselho e Secretaria de Assistência Social realizam 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com o objetivo de promover o diálogo entre governo, profissionais da assistência social e sociedade civil para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos, foi realizada nesta quarta-feira (07) a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o tema da conferência foi “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, seguindo os 05 eixos temáticos da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social: eixo 1 – financiamento, eixo 2 – controle social, eixo 3 – articulação entre os segmentos, eixo 4 – serviços, programas e projetos e eixo 5 – benefício e transferência de renda.

Durante a conferência foram elaboradas e votadas propostas tanto de abrangência municipal, como de abrangência estadual e/ou nacional. As de âmbito municipal serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Assistência Social de Xanxerê e as propostas de âmbito estadual e/ou nacional que seguirão para debate na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, e posteriormente, na 13ª Conferência Nacional de Assistência Social.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o vice-prefeito, Adenilso Biasus, secretária de Assistência Social, Luciana Contini, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Karine Ferronato Pretto, e o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Rogério de Oliveira, além de conselheiros, servidores públicos, entidades e imprensa.

A secretária de Assistência Social, Luciana Contini, relatou aos presentes que atualmente, a política de assistência social do município é 98% financiada com recurso próprio, e que o município vem sofrendo muito com a falta de transferência de recursos do Governo Federal e também do Governo do Estado. “Sabemos que política pública se faz com recursos. Conhecemos nossa demanda e sabemos quanto facilita trabalhar com o recurso em mãos para poder realizar nossas ações”.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Karine Ferronato Pretto, agradeceu a presença de todos, parabenizou toda equipe e conselho pelo envolvimento e engajamento na realização da conferência. “Que possamos chegar ao final com propostas que nos auxiliem diante do Governo do Estado e do Governo Federal para que a política pública de assistência social se fortaleça cada vez mais”.