Casa do Artesanato passa a ser coordenada pela Diretoria de Ações Culturais

Em reunião realizada nesta quinta-feira (14), no Auditório da Prefeitura de Xanxerê, com os membros da Associação dos Artesãos de Xanxerê, Diretoria de Ações Culturais e Secretaria de Desenvolvimento Social, foi apresentado o plano de trabalho para que a Casa do Artesanato de Xanxerê seja coordenada pela Diretoria de Ações Culturais.

Conforme ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Moscon Suzana, após conversas entre a Diretoria de Ações Culturais e Secretaria de Desenvolvimento Social, chegou-se ao consenso de que a Diretoria de Ações Culturais assumisse a Casa do Artesanato para dar maior visibilidade as produções e resgatar a questão cultural do artesanato, associado à identidade do município através da cultura do milho.

Neusa enfatiza que a secretaria continua atendendo aos Clubes de Mães e oferecendo cursos de artesanato através do Centro de Formação Artesanal.

CULTURA DO MILHO

De acordo com a diretora de Ações Culturais, Magda Vicini, uma das propostas apresentadas foi de explorar a cultura do milho para fazer o artesanato e os trabalhos manuais, primando pelo acabamento e qualidade das peças produzidas. Magda destaca que foi sugerido organizar cursos de artesanato em palha de milho, elaboração de embalagem e tag de identificação, uma vez que os artesanatos produzidos deverão ter embalagem e tag de identificação do artesão que os produziu com nome, cidade e ano da produção.

Magda enfatiza ainda que será preciso fazer uma avaliação dos produtos que mais saem, para não acumular e diversificar a produção, bem como organizar Feira de Artesanato no mês de dezembro e organizar espaço na Festa do Milho para expor produtos com o tema do milho.

PRODUÇÃO

As sócias da Casa do Artesanato concordaram com a proposta apresentada pela prefeitura, e irão começar a pesquisar e refletir sobre suas práticas artesanais em conjunto com a Diretoria de Cultura a partir do mês de maio, todas as quintas-feiras à tarde, na Oficina do Artesanato. Os cursos a serem realizados para os artesãos serão supervisionados pela instrutora de Artes Aguinetes Barfknecht.

“Essa iniciativa surge para que haja maior identificação entre a produção afetiva e sensível do artesanato como tradição familiar, tradição local e regional, bem como uma forma de empreendimento cultural. Nós já possuímos a história cultural da produção milho, e percebemos que já temos uma produção artesanal e de trabalhos manuais que precisa de valorização para que aconteça um reconhecimento identitário tanto de nossa população como dos visitantes que chegam à nossa cidade”, destacou Magda.

De acordo com a presidente da Associação dos Artesãos de Xanxerê, Dinair Milania Bussaquera Gurini, as artesão saíram bem empolgadas da reunião desta quinta-feira com as novas sugestões que foram apresentadas pela Diretoria de Ações Culturais. “Para nós será muito bom, ainda mais agora, com a sugestão de fazermos artesanato a base de milho, o que é importante para valorizarmos a cultura local. Além disso, a associação terá algo a mais para expor na Casa do Artesanato e aumentar as vendas”, ressaltou Dinair.