CEMEI Pingo de Gente desenvolve atividade de exploração de ambientes
Com o objetivo de estimular o protagonismo e a criatividade na Educação Infantil, as professoras do CEMEI Pingo de Gente, localizado no bairro Tacca, incluíram junto às atividades de investigação e interação, a exploração de ambientes externos e elementos naturais.
A iniciativa foi tomada a partir das orientações da coordenação pedagógica, tendo em vista o atendimento do que preconiza as políticas públicas para a Educação Infantil.
A Secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, explica que a Secretaria de Educação tem trabalhado de forma intensa para proporcionar aos professores as formações, orientações e condições necessárias para que o atendimento da primeira Infância no município seja de qualidade e condizente com o que estabelecem os documentos norteadores.
A professora Sandra Mazzoco salienta que a partir de um curso no início do ano ministrado pela coordenadora pedagógica Fabiana Mascarello, a equipe repensou a forma pedagógica, deixando de usar EVA, papel, material de expediente e, aproveitando o Dia da Família na Escola para repassar aos pais a proposta de trabalho com as crianças do Maternal I. “No início foi difícil, pois as crianças iam sujas para casa, usando água, terra, pedra, tinta natural, folhas, sementes, argila. Mas estamos tendo a compreensão e colaboração das famílias. Achei a proposta da coordenadora Fabiana fascinante e a meses estamos repassando para as crianças o que aprendemos. Segundo a nossa coordenadora pedagógica, temos que levar as nossas crianças ao encontro com elementos naturais, tirando-as de frente das telas e de quatro paredes, e levando-as ao encontro com brinquedos não estruturados e direto com a natureza”, finalizou a professora.