Campanha de Multivacinação de Xanxerê foi destaque durante simpósio em Florianópolis

O município de Xanxerê foi destaque no 2º Simpósio Catarinense de Imunização com uma ação desenvolvida no mês de outubro durante a Campanha de Multivacinação. Intitulado “Vacinação em jogo: o desafio é estar protegido!”, a Secretaria de Saúde apresentou a campanha que foi realizada em todas as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Xanxerê com cerca de 10 mil alunos menores de 15 anos.

Visando atender todas as faixas etárias que eram público-alvo da Campanha de Multivacinação, os materiais educativos incluíram uma Cartilha de 0 a 6 anos e um Jogo de Tabuleiro de 7 a 15 anos. A Cartilha de 0 a 6 anos consistia em um livreto com desenhos para colorir e atividades lúdicas, explicando de maneira simples a importância das vacinas para as crianças mais jovens, que ainda não são alfabetizadas. Por sua vez, o Jogo de Tabuleiro de 7 a 15 anos era um jogo interativo projetado para educar de forma divertida, incentivando as crianças a verificar se haviam tomado as vacinas necessárias, usando suas cadernetas de vacinação como guia.

A ação de sucesso de Xanxerê foi apresentada pela Coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi e pela Secretária de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro. O objetivo da apresentação das ações exitosas durante o simpósio visa fortalecer e difundir as experiências, desenvolver estratégias para a aumentar as coberturas vacinais, bem como promover a interação entre municípios, gestores e profissionais da saúde.

Francis Mara destaca que o Município foi convidado pelo Secretaria Estadual de Saúde para apresentar a ação desenvolvida em Xanxerê. “Nos destacamos dentro do Estado como experiência bem-sucedida. Para nós é um motivo de muita alegria e orgulho apresentar esta ação para outros municípios. Nosso objetivo foi alcançado, que era incentivar este público sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia de uma maneira lúdica e divertida. Nosso agradecimento à Administração Municipal pelo apoio e incentivo para que essa ação fosse efetivada”.