Cadúnico: famílias precisam fazer cadastro para não ter recurso bloqueado
No município de Xanxerê, embora todos os esforços das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Setor Cadastro Único, cerca de 100 famílias estão com o Cadastro Único desatualizado desde o ano 2017. O prazo encerra no dia 14 de novembro e quem não fizer a atualização terá o recurso bloqueado.
A Secretaria de Assistência Social solicita aos beneficiários que recebem o benefício e que desde 2019 não atualizaram seu cadastro compareçam ao CRAS do bairro Sufiatti e ao CRAS do bairro Nossa Senhora de Lourdes para verificar se a sua família está nesta lista.
A Secretária de Assistência Social, Luciana Contini, ressalta que a partir do mês de setembro retornou o sistema que faz o acompanhamento das condicionalidades das famílias. “As condicionalidades são compromissos que as famílias assumem nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social”.
O cumprimento das condicionalidades é condição para que as famílias continuem a receber o benefício financeiro, a exemplo da saúde. É necessário que as famílias mantenham em dia o cartão de vacinação para acompanhamento nutricional (peso e altura) das crianças menores de 7 anos. Já as gestantes devem comparecer às consultas de pré-natal.
Na área da educação, é necessário garantir pelo menos 60% de frequência escolar das crianças de 4 a 5 anos. Já crianças e adolescentes de 06 a 21 anos incompletos devem ter 75% de frequência escolar.
No social, é preciso atualizar o cadastro sempre que houver alteração de endereço, escola, renda, composição familiar, ou seja, quando alguém nascer ou falecer, entrar ou sair ou sair de casa. Em caso de não haver nenhuma alteração, é preciso atualizar o Cadastro Único antes de completar dois anos do último cadastro feito.