Bolsa Família: beneficiários devem comparecer às unidades de saúde para cadastro

Foi realizada nesta quinta-feira (02) a entrega dos mapas para as Unidades Básicas de Saúde do programa Bolsa Família, do Governo Federal. Os beneficiários deverão comparecer à UBS de sua referência para o acompanhamento nutricional, pré-natal e imunização das crianças para não ter o benefício bloqueado ou suspenso.

É necessário levar o cartão SUS, bem como a carteira de vacina das crianças. Já as gestantes devem levar a caderneta de pré-natal. Para o acompanhamento são realizadas a aferição das medidas antropométricas, avaliação de carteirinha de vacinas, bem como alimentação de outras informações solicitadas pelo programa.

O horário de funcionamento das unidades básicas de saúde é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Excepcionalmente, nas quintas-feiras, às UBS fecham às 15h para reunião de equipe, realizando somente trabalho interno neste período.

Essas são responsabilidades compartilhadas que visam garantir a atenção básica à saúde, a melhoria dos índices sociais e o cumprimento das condicionalidades do programa federal.