Outubro Rosa: Prefeitura de Xanxerê e entidades lançam campanha “Cuide-se Bem”

Outubro é o mês que marca as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente do colo do útero. A data é celebrada visando compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

Para marcar o Outubro Rosa, a Prefeitura de Xanxerê, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Rotaract Club de Xanxerê, Hospital Regional São Paulo e Sala do Empreendedor, lançam a campanha “Cuide-se Bem”. A ação conta com a parceria da Mais Cursos Profissionalizantes, O Boticário, Coletivo Janete Cassol e Conselho dos Direitos das Mulheres.

No dia 09 de outubro serão realizadas coleta de preventivo de câncer de colo do útero e exame de toque nas mamas na Secretaria Municipal de Saúde das 8h às 17 horas. Além desses serviços serão oferecidos testes rápidos de diagnóstico da Covid-19, aferição de pressão e glicemia, oficinas com massagens, design de sobrancelhas, auriculoterapia, manicure e pedicure.

Além disso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer realizará o Bazar Rosa. Haverá ainda orientações sobre violência doméstica e cama elástica para crianças.

A secretária municipal de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, destaca que é preciso proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade das mulheres em razão do câncer de mama.