Secretaria Municipal de Saúde organiza mais um Dia D para comunidade
A Secretaria Municipal de Saúde prepara, para o próximo dia 25 de maio (sábado), mais um Dia D de Saúde. Desta vez, o público-alvo são pacientes que não realizaram atendimentos na rede pública há mais de um ano. Para isso, a partir desta segunda (13) até o dia 23, quem desejar marcar consultas pode agendar no posto de saúde de referência, perto da residência.
A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, esclarece que o agendamento pode ser feito também para familiares, que por ventura não possam comparecer às unidades durante a semana, em razão de trabalho ou outro motivo.
– Todas as unidades de saúde estarão abertas no sábado dia 25 das 7h às 13 horas, para atendimento a esta população específica, que durante a semana não pode estar nos postos. Nosso objetivo é oportunizar a esta parte da comunidade que recebam atendimentos e, principalmente, que cuidem de sua saúde realizando consultas e exames preventivos – comenta.
Atividades para o Dia D de Saúde
– Exames de check-up (colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos, glicose, creatinina. Paciente precisar estar em jejum de alimento de 12 horas, podem beber líquidos e manter o uso de medicamentos contínuos normalmente)
– Consultas médicas
– Saúde da mulher
– Saúde do homem (PSA)
– Atendimentos odontológicos (restaurações, profilaxia e aplicação de selante)
– Vacinação
– Orientações em saúde (saneamento básico e zoonoses)
– Oficinas Caps
– Cadastramento das famílias pelas Agentes Comunitárias de Saúde
– Orientações e visitação pelas Agentes de Endemia na ação de combate à dengue
De acordo com a coordenadora do Dia D, a enfermeira Bruna Fiuza de Carvalho, os exames realizados nas unidades durante a ação terão os resultados entre 10 a 15 dias, e serão feitos pelo Laboratório Municipal.
– Nos exames que os resultados indicarem normais, a equipe de cada unidade vai entrar em contato com o pacientes, informando para que sejam retirados. E, os exames com alterações, as consultas médicas serão automaticamente marcadas e, os pacientes avisados por telefone – explica.