Taxistas de Xanxerê foram Certificados
A Prefeitura de Xanxerê, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT), realizou na noite de ontem, quinta-feira, 30, na Associação dos Servidores Públicos de Xanxerê, a entrega do certificado e conclusão do curso de motorista de táxi.
O objetivo do curso foi capacitar os taxistas, para que desenvolvam com maior êxito o seu trabalho, ao mesmo tempo, cumprindo uma exigência federal.
O taxista Mauro Ribeiro, um dos participantes do curso, afirmou que foi um momento de aprender coisas novas, que auxiliam no dia a dia do taxista. “O curso foi nota 10, conhecemos mais sobre mecânica e sinalização, então, a gente reaprende, e isso sempre é bom”, destacou.
Ao todo foram 28 horas/aula, contemplando temas como direção defensiva, conhecimento básico de primeiros socorros, mecânica e elétrica básica, além de comportamento solidário no trânsito e atendimento às pessoas com deficiência, grávidas e idosos.
O curso deveria ser pago pelos taxistas, mas para atender a exigência da resolução 456 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), previsto na Lei Federal 12.468 (inciso II, artigo 3º), a prefeitura decidiu subsidiar os custos.
Atualmente, o município tem 32 pontos de táxi entre o centro e os bairros, totalizando 54 taxistas.