Projeto “Cultura para Todos” comemorou dia do Capoeirista

 

Participantes da oficina de Capoeira de Angola, oferecida pelo município de Xanxerê, através do projeto “Cultura para Todos”, comemoraram o dia do capoeirista de um jeito diferente.

Durante o sábado (1°) e domingo (02), vários grupos de capoeiristas se reuniram em Faxinal dos Guedes e Vargeão para participar de rodas de capoeira, acampamento cultural, vivência da capoeira e atividades lúdicas junto à natureza.

O objetivo do evento foi comemorar o dia do capoeirista (03/08), e reunir praticantes de Capoeira de Angola, uma manifestação cultural Afro-Brasileira reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A prática envolve elementos de luta, esporte, filosofia, arte, e busca transmitir valores indispensáveis para o crescimento humano, contribuindo diretamente na formação de cidadãos conscientes.

Além de participantes do projeto “Cultura para Todos” de Xanxerê, também participaram integrantes do grupo de capoeira Filhos do Sol de Concórdia, alunos do projeto “Cidadãos do Futuro” do Centro Cultural e Artístico Resistência Popular de Faxinal dos Guedes.

A organização das atividades ficou por conta do Professor Adriano Vittorazzi, membro do Centro de Estudos da Cultura Afro-Brasileira, com sede na cidade de São José dos Pinhais.

Em Xanxerê as oficinas de Capoeira de Angola acontecem gratuitamente, todas as quintas-feiras, nos Bairros Nossa Senhora de Lurdes, São Romero e Santa Cruz.