COMUNICADO DA SECRETARIA DE POLÍTICAS AMBIENTAIS

A Secretaria de Políticas Ambientais de Xanxerê comunica a toda população que a prática de queimada em terreno ou propriedade rural é proibida por lei. A Secretaria solicita a todos que não utilizem este método para eliminar mato ou a grama contida nos terrenos.

Nas últimas semanas, em função da chegada do inverno, a geada acabou prejudicando muito a vegetação. Já esta semana, de tempo seco e muito vento, resultou em muitas ligações na Secretaria de Políticas Ambientais da população reclamando do excesso de fumaça que oriunda das queimadas indevidas. Alguns vereadores também solicitaram providências com relação a este fato.

Portanto, a Secretaria ressalta que, quando houver alguma denúncia de queimada ou fumaça, primeiramente a equipe da secretaria entra em contato com o proprietário do lote ou da propriedade para que elimine de imediato o fogo ou fumaça, evitando que o mesmo se prolifere ou ocasione desconforto à população. Além disso, o fogo poderá ocasionar danos maiores quando do não controle do mesmo.

Após este procedimento, se o proprietário não eliminar a situação, os profissionais da Secretaria de Políticas Ambientais notificam o mesmo, que poderá responder por crime ambiental conforme prevê a lei ambiental.

Muitas vezes os incêndios que ocorrem em nosso município são brincadeiras de mau gosto, além de as vezes as pessoas acharem que não ocasionará dano algum ao meio ambiente. Mas, ao contrário que muitos pensam, a fumaça é altamente tóxica e ocasiona grandes perdas tanto à saúde quanto ao meio ambiente.

 

Gilso Cherobin

Diretor da Secretaria de Políticas Ambientais