Xanxerê terá Dia D de doação de sangue no mês de novembro

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Saúde, em parceria com Hemosc Chapecó, promoverá o Dia D de doação de sangue no dia 12 de novembro. A ação será realizada das 8h às 17h, no Bloco H da Unoesc Xanxerê. A tipagem a ser captada será O+, O-, e A +, A-.

O evento conta com o apoio do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, Hospital Regional São Paulo, JCI Xanxerê e Leo Clube Xanxerê. Estão reservadas 30% das vagas para novos doadores e 70% são direcionadas a doadores. É necessário fazer agendamento prévio através do telefone 3441-8585 ou WhatsApp (49) 99158-2120.

REQUISITOS PARA SER DOADOR:

Para poder realizar a doação é necessário estar alimentado; fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação; ter repousado bem na noite antes da doação; estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo; pesar acima de 50 kg; ter idade entre 18 e 69 anos; doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal; o limite de idade para primeira doação é de 60 anos. É necessário apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista.

NÃO PODE DOAR:

Quem quiser fazer a doação, não pode ter ingerido bebidas alcoólicas e nem ter feito uso de entorpecentes nas últimas 12 horas; não pode estar gripado, resfriado ou em processo alérgico; não pode ter tomado antibiótico nos últimos 15 dias; não pode ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva (micropigmentação) nos últimos 6 meses. No caso de piercing na cavidade oral e/ou na região genital, aguardar 12 meses após a retirada; não pode ter diabetes; não pode estar grávida, nem com suspeita de gestação; não pode estar amamentando, ao menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses.