Vinte crianças participam de oficina de Desenvolvimento Motor em Xanxerê

Com o objetivo de proporcionar vivências motoras diversificadas e específicas de acordo com repertório motor de cada criança, a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer está realizando, desde o início de fevereiro, a Oficina de Desenvolvimento Motor, modalidade que está inserida no projeto Atleta Cidadão.

Com todas as 20 vagas preenchidas com crianças de 04 a 06 anos, a oficina é coordenada e desenvolvida pelo professor Sandro Pedrozo e conta com uma avaliação motora diagnóstica individualizada para direcionar o enfoque das atividades a serem realizadas e potencializar os resultados no decorrer do processo.

De acordo com Pedrozo, é por meio das vivências motoras do dia a dia que a criança vai desenvolvendo suas potencialidades e habilidades corporais. No entanto, quando isso não é explorado de forma adequada, pode acarretar em déficits no processo de aprendizagem e construção da motricidade corporal.

Para o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, é muito bom ver que a oficina teve uma excelente aceitação por parte dos pais, pois é fundamental trabalhar o desenvolvimento motor das crianças desde cedo, explorando de forma ampla seu repertório motor por meio das atividades locomotoras. “Este é um sonho antigo que agora está se concretizando. Queríamos suprir uma demanda que muitas vezes não se cumpre nas escolas e temos observado que estas crianças estão chegando em nossas escolinhas com déficit motor, o qual que se agravou durante a pandemia”.

A oficina de Desenvolvimento Motor acontece duas vezes por semana na Arena Ivo Sguissardi, nas quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 18h30.