Serviço de Acolhimento Institucional “Jacy João Tecchio”: obra teve investimento de mais de R$ 1 milhão

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (08) a inauguração do Serviço de Acolhimento Institucional Jacy João Tecchio. Com um investimento de mais de R$ 1,2 milhão, o espaço terá capacidade para atender 24 crianças e adolescentes de 0 a 12 anos e 11 meses.

A secretária de Assistência Social, Luciana Contini, enfatiza que o espaço é destinado a crianças que tiveram seus direitos ameaçados ou violados e que, por uma medida de proteção, estão sendo acolhidas. O serviço atualmente mantém 12 crianças acolhidas. “Este espaço vai possibilitar atendimento muito melhor para todos. Tudo aqui foi pensado para eles. Eles chegam aqui tão fragilizados que o mínimo que nós, enquanto Poder Público podemos ofertar, é um atendimento de qualidade, com condições de vida digna e com todos os direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e Adolescente enquanto eles estiverem conosco”.

O vice-prefeito Adenilso Biasus ressaltou que o Serviço de Acolhimento Institucional de Xanxerê é uma referência no Estado de Santa Catarina. “Idealizamos e construímos este espaço numa parceria da iniciativa pública e privada, pois o bem mais precioso que temos são nossas crianças. Somos pais e seres humanos e não tem como não se emocionar com um dia como hoje, com a inauguração deste espaço, pois se não cuidarmos de nossas crianças, não há como ter um governo exitoso”.

O Serviço de Acolhimento Institucional possibilita acolhimento provisório e excepcional para crianças e adolescentes de ambos os sexos, inclusive crianças e adolescentes com deficiência, em situação de medida de proteção e em situação de risco pessoal, social e de abandono, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

Proposto pelo vereador Evandro Berto e sancionado através da lei nº 4317/2022, de 02/03/2022, o local leva o nome de Jacy João Tecchio, grande defensor da educação e que colaborou em muitas ações sociais de Xanxerê, destacando o início da construção do Serviço de Acolhimento Institucional. Jacy João Tecchio faleceu em 17 de março de 2018, aos 70 anos.

A obra faz parte das ações desenvolvidas dentro do programa 10 anos em 2, maior programa de investimentos da história do município, com mais de R$ 100 milhões licitados ou executados em programas e grandes projetos de infraestrutura por toda a cidade.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, a secretária de Assistência Social, Luciana Contini, o juiz de Direito da Vara da Família Infância e Juventude, Christian Dalla Rosa, o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Rogério de Oliveira, Adele Tecchio, esposa do homenageado, juntamente com os filhos Márcia, Márcio e Vanderlei, o ex-prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi, representando as entidades privadas que auxiliaram com recursos para a obra, bem como secretários municipais, vereadores, servidores públicos, convidados e imprensa.