Secretaria de Educação e Corpo de Bombeiros capacitam servidoras com Curso Básico de Atendimento à Emergências

Visando a segurança dos profissionais da educação e dos alunos no ambiente escolar, bem como no familiar e a prevenção de riscos de acidentes, a Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê, juntamente com o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, proporcionou uma capacitação para serviços gerais, cozinheiras e zeladores na Semana da Jornada Pedagógica.

A capacitação, realizada de forma presencial, foi ministrada pelo Cabo Picolotto com uma série de informações extremamente importantes para o dia-a-dia das profissionais. “Todos os dias nos deparamos com situações que nos deixam sem saber o que fazer, seja ela um acidente de qualquer natureza ou uma pessoa com mal súbito. Visando promover um melhor atendimento a esses casos, é importante que as profissionais tenham noções de primeiros socorros, para que possam prestar os primeiros socorros até a chegada de uma equipe especializada. Esses conhecimentos geram ações necessárias para salvar uma vida ou ainda minimizar o sofrimento da vítima”.

A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, salienta que a capacitação ocorre para atender a Lei Lucas (13722/18) sancionada em 04/10/2018, a qual obriga as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

Além disso, a secretaria ofertou aos demais colaboradores o Curso Básico de Atendimento à Emergências, de forma on-line, os quais, posteriormente, participarão de uma demonstração prática dos ensinamentos adquiridos na capacitação.