Público lota centro comunitário para acompanhar IV Mostra Cultural em Xanxerê

Com o objetivo é divulgar os trabalhos realizados ao longo de 2024 nas oficinas do Programa Municipal de Formação na Área Cultural (PROMFAC), foi realizada na noite desta quinta-feira (12) a quarta edição da Mostra Cultural, promovida pela Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.

Cerca de 500 pessoas estiveram no local prestigiando as apresentações culturais dos grupos de teatro, banda de percussão, dança, coral italiano, coral municipal, oficina de violino, oficina de violão, teclado e acordeon, bem como exposição da Oficina de desenhos. O evento contou também com a presença do vice-prefeito de Adenilso Biasus, do secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, e da diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht.

O PROMFAC foi criado em 2021 e atende aproximadamente 500 alunos acima de 08 anos, envolvendo a comunidade e alunos no contraturno escolar, promovendo através da cultura e da arte, a diversidade, o desenvolvimento de habilidades e a ampliação do repertório cultural dos alunos. 

Ao chegar ao centro comunitário as pessoas eram surpreendidas pela exposição de desenho produzidos pelos alunos da oficina de Desenho., coordenados pelo professor Norberto Cavasin.

As apresentações culturais iniciaram com a peça teatral “A Estrela do Natal”, sob o comando do professor da Oficina de Teatro Rodrigo Dal Zot. O espetáculo, inspirado na literatura de cordel, conta uma história tradicional de forma leve e divertida, aproximando o Nordeste e o Sul do Brasil e destacando a diversidade cultural brasileira, na sequência as intervenções culturais das demais oficinas. 

Na sequência foram realizadas as apresentações da Banda de Percussão do maestro Sidney Luiz Debastiani, mais conhecida Banda do Bucha; Coral Italiano Municipal e o Coral Municipal, comandados pelo maestro Alcedir Capeletti; Oficina de Violino, sob a regência do professor Abner Marcelino; Oficina de Violão, Teclado e Acordeon, comandados pelo professor Augusto Latreille.

De acordo com a diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht, o sentido de uma Mostra Cultural é mostrar, deixar brilhar aquilo que já foi feito e conquistado pelos alunos, ou seja, são trabalhos realizados no decorrer do ano, ao longo dos projetos idealizados através das oficinas de desenho, artesanato, música, dança e artes cênicas, divulgar e oportunizar aos alunos, professores, expositores, junto com a comunidade e familiares suas produções artísticas e culturais.

O secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, destacou o momento muito especial com as apresentações que foram realizadas, onde a população teve a oportunidade de acompanhar as atividades realizadas ao longo do ano pela secretaria. “Importante salientar que quando se tem fila de espera para nossas atividades, podemos ter a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho”. 

O vice-prefeito de Adenilso Biasus parabenizou a todos os envolvidos com a Mostra Cultural e com as atividades que estão sendo realizadas ao longo dos últimos anos pela Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, ressaltando que a cultura é uma das áreas mais importantes da cidade, “pois é ela que que faz com que as pessoas se conectem, que transmite nossos valores e faz com que possamos nos tornar pessoas melhores, mais inclusivas e mais solidárias. Por isso deixo registrado aqui o nosso agradecimento a todos que hoje se apresentaram na Mostra Cultural”.