Programa Xanxerê 60 mais foi selecionado como experiência exitosa para congresso em MG

O Programa Xanxerê 60 Mais, mantido pela Prefeitura de Xanxerê, foi um dos sete projetos selecionados no Fórum “Promovendo a Década: Experiências Exitosas em Envelhecimento Saudável”, do XXIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia.

O congresso, que será realizado de 03 a 05 de abril na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, terá membros da equipe do Programa Xanxerê 60 Mais representando o Município de Xanxerê no cenário nacional em termos de referência em políticas públicas para pessoas idosas.

O fórum de experiências exitosas em envelhecimento saudável se configura como uma prática de mapeamento das iniciativas que promovem o envelhecimento saudável nas diferentes regiões do Brasil, fazendo parte de uma agenda nacional da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) alinhada à Década do Envelhecimento Saudável da Organização das Nações Unidas (ONU), capitaneado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo do Fórum é dar visibilidade às ações que promovam o envelhecimento saudável, oferecendo informações e experiências que possam dar suporte a outras iniciativas visando os mesmos objetivos, incentivando, assim, estratégias e ações que contribuam com as iniciativas das diversas instituições e atores sociais ligados ao fortalecimento do envelhecimento humano.

PROGRAMA XANXERÊ 60 MAIS

O Programa Xanxerê 60 Mais visa o desenvolvimento e a execução de políticas públicas dirigidas à população idosa, com o objetivo de garantir condições necessárias para o pleno exercício da cidadania. Além disso, são realizadas intersetorialmente ações públicas voltadas à população idosa, promovendo e garantindo o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa – Lei 10.741 e da Política Nacional da Pessoa Idosa.

Esse é um importante reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Xanxerê 60 Mais em pouco menos de quatro anos de atuação no município e que hoje conta com uma equipe composta por assistente social, enfermeira, pedagoga e psicóloga, além de assistente administrativo e coordenação.

Uma das principais atividades desenvolvidas pela equipe é a ouvidoria e o atendimento de situações de violações de direitos contra pessoas idosas, além do desenvolvimento de projetos como a Escola de Filhos. Para saber mais sobre essas ações, basta entrar em contato pelo telefone/whatsapp (49) 99146-7005.