Procon de Xanxerê formalizou mais de 1.500 reclamações no ano de 2022
O Procon de Xanxerê registrou até o final do mês de novembro mais de 1.500 reclamações. As instituições financeiras e empresas de telefonia são as que lideram o número de reclamações.
As principais demandas são relativas às cobranças indevidas, prestação de serviços e empréstimos consignados sem solicitação. A Coordenadora-Executiva do Procon, Eduarda Schuckes, esclarece que nesses casos a empresa ou prestador de serviço tem um prazo para se manifestar. “Caso não apresente a solução do problema ou o consumidor não concorde com a manifestação, é designada audiência conciliatória. Não havendo acordo, o processo administrativo é analisado e julgado, podendo ser aplicadas várias penalidades que variam de acordo com a gravidade do caso, sendo que a mais comum é a aplicação de multa”.
De acordo com Eduarda, os atendimentos têm sido crescentes, especialmente neste período de final de ano. A maioria dos casos, segundo ela, são resolvidos em aproximadamente dez dias.
Confira aqui a lista das principais reclamações: