FIESC e Prefeitura lançam plataforma “Xanxerê Mais Empregos”

As melhores oportunidades de emprego e qualificação profissional em Xanxerê podem ser conferidas de maneira gratuita na plataforma “Xanxerê Mais Empregos” – https://xanxeremaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br/ – lançada nesta sexta-feira (03). A plataforma é resultado de convênio entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), no âmbito do Movimento Santa Catarina pela Educação, e a Prefeitura do município e busca conectar pessoas que procuram oportunidades de emprego com empresas que disponibilizam vagas, além de ofertar cursos totalmente gratuitos, 100% on-line e com certificação. 

As funcionalidades da plataforma “Xanxerê Mais Empregos” são semelhantes à plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação, mas com ações direcionados para o município e região. É simples e funcional e já está com vagas e currículos cadastrados, além de 70 cursos disponíveis. Os cadastros feitos localmente são automaticamente incluídos na plataforma do Movimento SC pela Educação: https://movimentosc.com.br/.

O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatizou que a plataforma é uma iniciativa da FIESC, gratuita, para apoiar a indústria, o comércio, a agricultura, empreendedores e trabalhadores locais. “Ter trabalhadores qualificados é importante para a produtividade e, consequentemente, para a competitividade. Cada vez mais temos inovações, tecnologias e equipamentos e as pessoas precisam estar preparadas para atuar nesse mercado. Acreditamos fortalecer a comunidade local e regional com essa parceria”, realçou. 

Na regional Oeste, Xanxerê é a terceira prefeitura que aderiu ao movimento, além de Maravilha e Pinhalzinho. No Estado, há 11 plataformas implantadas e 21 em negociação. O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, salientou que, com a plataforma, o município pode promover ações de acordo com as suas necessidades, além de ter indicadores locais. 

O diretor da FIESC, Alceu Lorenzon, frisou que a intenção do Movimento SC pela Educação é contribuir para o fortalecimento do ensino profissionalizante como estratégia competitiva, agregando valor econômico às empresas e valor social às pessoas. “Nosso propósito é ampliar a ação articulada com diversas instituições, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado”.

As ações do município em prol da ampliação do emprego e renda foram destacadas pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Adenilso Biasus. Entre elas, citou o 1º Feirão do Emprego que disponibilizou mais de 500 vagas em 20 empresas. “A plataforma vem para contribuir com a organização desse trabalho e das informações, que agora podem estar em um único local. Isso auxiliará para que possamos pensar e articular melhor as políticas públicas para o setor”, enfatizou, ao acrescentar que Xanxerê vive o pleno emprego, com saldo positivo de mais de 930 vagas entre janeiro e outubro deste ano.

O prefeito Oscar Martarello reforçou as ações de melhorias na gestão pública, que estão desburocratizando o sistema e contribuindo para impulsionar investimentos. “Temos mais de R$ 40 milhões em projetos acontecendo em diversas áreas, como infraestrutura, saúde e o novo distrito industrial”, frisou, ao acrescentar que Xanxerê vive um bom momento e as parcerias vêm para somar. “Somos a quinta maior cidade do Oeste e a plataforma é uma ferramenta que contribuirá para ampliar o desenvolvimento”, concluiu.

MOVIMENTO SC PELA EDUCAÇÃO

A plataforma “Xanxerê Mais Empregos” integra o Movimento Santa Catarina pela Educação, uma iniciativa desenvolvida pela Fiesc desde 2012, com participação do Sesi e do Senai. Obteve a adesão dos serviços de aprendizagem e social do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio, Senac e Sesc), Agricultura (Faesc e Senar/SC), Transportes e Logística (Fetrancesc, Sest e Senat), além das entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC).

A plataforma do Movimento teve mais de 630 visualizações no Estado e foram registrados mais de 10 mil vagas de emprego, sendo mais de 900 na região Oeste. Atualmente, estão disponíveis 2,8 mil vagas, sendo 290 no Oeste. Mais de mil empresas estão cadastradas (158 do Oeste) e 5,9 mil currículos foram cadastrados (320 no Oeste). Além da interação entre trabalhadores e empresas, são disponibilizados mais de 70 cursos gratuitos.

 

FONTE: MB COMUNICAÇÃO