Procon de Xanxerê alerta para ofertas de planos de internet via telefone

O Procon Xanxerê alerta a comunidade sobre ligações telefônicas que vêm sendo realizadas oferecendo planos de Internet. Somente nesta terça-feira (25) o Procon recebeu mais de oito reclamações em relação a isso.

De acordo com o Coordenador do Procon de Xanxerê, Ivan Marques, atendentes de uma operadora de telefonia estão ligando para as pessoas, oferecendo fibra ótica, portabilidade de internet e diversas vantagens, sem informar ao cliente que a promoção é por três meses e que se a pessoa tem um contrato de fidelidade com outro provedor terá multa.

“Pedimos que a população fique atenta em relação ao contrato de fidelidade com o atual provedor e a data de vencimento do mesmo. É preciso estar em alerta em relação à forma como o vendedor conseguiu seus dados, já está em vigor a Lei geral de Proteção de Dados, além do que, não existem ofertas milagrosas”, acrescenta Marques.

O coordenador do Procon de Xanxerê orienta que na dúvida o consumidor deve procurar o atual fornecedor do seu serviço antes de tomar a decisão de mudar de plano para verificar o contrato de fidelidade, multa, entre outros.

Além disso, em relação a portabilidade, o cliente deve primeiro ligar para a atual operadora para solicitar a portabilidade de seu número, o que não é informado no momento da oferta e o cliente acaba tendo que arcar com a multa da operadora com a qual ele tem contrato. “Eles acabam induzindo ao erro e o consumidor é quem precisa assumir com essas despesas. Antes de fechar contrato, assumir um novo plano, ligue para a atual empresa com a qual tem contrato para se informar e não ter que arcar com o prejuízo”, finaliza Marques.