Fórum implementa Plano Museológico para Museu do Milho em Xanxerê

Com o objetivo de estruturar os projetos, programas e ações do Museu do Milho Antônio Sirena, foi realizado na tarde desta quarta-feira (18) o Fórum de Implementação do Plano Museológico para o Museu do Milho em Xanxerê.

O Plano Museológico é uma ferramenta de gestão estratégica para os museus. De acordo com a Diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura de Xanxerê, Aguinetes Barfknecht, trata-se de um documento que define conceitualmente missão, visão, valores e objetivos da instituição, alinhando, por meio de um planejamento estruturado e coerente, seus programas, seus projetos e suas ações.

O Fórum, que foi mediado pelo museólogo Idemar Ghizzo, contou com a presença do vice-prefeito Adenilso Biasus, representantes da empresa Catavento – Gestão e Produção Cultural, sociedade civil e agentes culturais. Pela parte da manhã o prefeito Oscar Martarello recebeu o museólogo em seu gabinete.

Aguinetes enfatiza que as ações realizadas estavam previstas no Plano Municipal de Cultura e também fazem parte do projeto Museu do Milho: gestão, preservação de acervos e educação patrimonial, selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2020, e executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Na ocasião, as coordenadoras da Catavento Produção Cultural, Carmen Tereza Salvini e Fernanda Bem, aproveitaram para explanar a nova proposta de comunicação dos acervos do museu, destacando a construção coletiva e participativa das fundadoras do museu e dos representantes da administração municipal.

Logo após a realização do Fórum foi criado o Coletivo Informal de Amigos do Museu do Milho Antônio Sirena. A iniciativa foi aprovada e validada por 16 participantes do coletivo, tendo como coordenadora Márcia Galvani e vice coordenadora Rosemeri B. Forchezatto.