Governo do Estado amplia as comorbidades para vacinação contra a Covid-19
O Governo do Estado divulgou uma nova Nota Técnica (Nº 01/SES/COSEMS/2021) no final de semana ampliando a cobertura vacinal contra a Covid-19 em pessoas portadoras de comorbidades de 18 a 59 anos. Em Xanxerê, esta semana teve início a vacinação de pessoas com comorbidades acima dos 30 anos e na quarta-feira será aberto para pessoas com comorbidades acima de 18 anos. A vacinação está sendo realizada na Arena Ivo Sguissardi das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.
Para poder fazer a vacina é necessário apresentar laudo ou atestado da rede pública ou privada assinado e carimbado por um médico, que comprove as comorbidades. O documento ficará arquivado. Além disso, é preciso ter em mãos o cartão SUS, CPF.
Para fazer a vacina a pessoa não pode estar com sintomas de Covid e nem ter contraído a doença nos últimos 30 dias.
As pessoas que fizeram a vacina da Influenza ou outras vacinas de rotina devem esperar intervalo de 15 dias para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
COMORBIDADES
Serão vacinadas pessoas com as seguintes comorbidades de 18 a 59 anos:
Hipertensão Arterial estágio 1 e 2: pessoas a partir de 50 anos de idade em uso contínuo de medicamentos anti-hipertensivos, sejam aceitos atestados, laudos ou prescrições com a descrição “hipertensão arterial”. Pessoas de 18 a 49 anos de idade em uso contínuo de medicamentos anti-hipertensivos e que apresentem obesidade de qualquer grau (IMC maior ou igual a 30);
Doenças que causam imunossupressão como síndrome de Cushing, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Crohn, imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos; doenças que causam comprometimento pulmonar crônico como a fibrose cística;
Doenças que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas como a síndrome Cornélia de Lange, a doença de Huntington e outras doenças raras como anemia falciforme e talassemia maior.
Doenças que causam comprometimento pulmonar crônico como a fibrose cística; doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares.
Gestantes e puérperas; transplantadas de órgãos sólidos ou medula óssea, pessoas com síndrome de down e pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de benefício de prestação continuada (bpc); pessoas com diabetes mellitus; anemia falciforme; obesidade mórbida imc ≥ 40; cirrose hepática (child pugh a, b ou c).
Pessoas hipertensão arterial resistente (har) (acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos); hipertensão arterial estágio 3/ hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade (pas ≥180 e/ou pad ≥110 / pas entre 140 e 179 e/ou pad entre 90 e 109 com loa ou comorbidade); pneumopatias crônicas graves (dpoc, fibrose cística e pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática); doença renal crônica (tfg 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas).
Pessoas com doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, cor pulmonale, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, angina estável, cardiopatia isquêmica, iam prévio, lesão valvar com repercussão hemodinâmica, portadores de próteses valvares, miocardiopatias, pericardiopatias, cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, fibrilação, flutter atrial, aneurismas e dissecções de aorta e grandes vasos, avc, ait, demência vascular).
Pessoas com deficiência física permanente (limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas / indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo / indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos / indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.)
ACAMADOS
As pessoas acamadas que fazem parte do grupo que será imunizado devem entrar em contato com o telefone 3441-8591 para fazer o agendamento da vacina em casa.