Secretaria de Assistência Social de Xanxerê entrega revistas para trabalhar prevenção à exploração e violência sexual nas escolas

Em alusão ao dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), fez a entrega de 1.700 revistas de atividades lúdicas à Secretaria Municipal de Educação para trabalhar a prevenção à exploração e violência sexual nas escolas da rede municipal de ensino.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social de Xanxerê, Luciana Contini, o objetivo da ação é proporcionar às escolas possibilidades de intervenção com as crianças até o quarto ano sobre a temática, com ferramentas adequadas para a fase de desenvolvimento das mesmas. O ambiente escolar é o principal canal de denúncias devido à proximidade que tem com essas crianças, sendo um importante ator da rede de proteção.

Em Xanxerê está se identificando, deste período de pandemia, um aumento no índice de violências, entre elas a sexual, vindo ao encontro com o cenário apontado pela UNICEF, que estima que a crise sanitária e financeira potencializaram a violência infantil. O CREAS, como órgão responsável pelo atendimento das crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violação de direitos, tem como objetivo trabalhar com as famílias na superação dos cenários de violência e sinalizar a importância da prevenção.

Segundo a assistente social Glaucia Gabrielli e a psicóloga Catiane Polli, a prevenção a violência faz-se relevante para o desenvolvimento de relações sociais saudáveis e proporcionar melhor qualidade de vida nas pessoas envolvidas, bem como interferir ou mesmo romper com o ciclo reprodução da violência.

As denúncias de violência e exploração sexual poderão ser realizadas através do Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil ou anonimamente pelo telefone pelo Disque 100.