Professores da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê participam de formação continuada em Práticas de Alfabetização

Os professores da rede municipal de ensino de Xanxerê estão participando de uma formação continuada em Práticas de Alfabetização por meio do Programa Tempo de Aprender. A capacitação, totalmente online, traz em sua proposta estratégias de ensino e atividades destinadas ao 1º e 2° ano do Ensino Fundamental baseado em evidências científicas de caráter prático, voltados à sala de aula.

Os conteúdos evidenciados na capacitação também são importantes para os professores que trabalham no último ano da pré-escola. Embora não estejam alfabetizando os alunos neste período, podem aproveitar o desenvolvimento de habilidades que facilitarão o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, a alfabetização.

A secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Correa, destaca que a Secretaria Municipal de Educação está constantemente orientando a equipe pedagógica, gestores e professores para que participem de formações que agreguem conhecimento à prática pedagógica. “Assim que fomos informadas desta formação, repassamos o convite aos gestores, assistentes pedagógicos, professores da Educação Infantil PRÉ II e professores de alfabetização. Ficamos felizes com a adesão expressiva, embora tenhamos feito apenas a indicação do curso de forma livre, destacamos a participação de 70 professores.”

Vera acrescenta que a participação nesta formação trará inúmeros benefícios tanto para professores quanto para os alunos, aperfeiçoando o processo de Ensino e Aprendizagem por meio do apontamento de propostas e estratégias de alfabetização. “Além disso, a capacitação constante dos professores faz parte do Plano de Gestão da Secretaria Municipal de Educação”.