Prefeitura de Xanxerê e UFFS assinam protocolo de intenções para estágio do curso de Medicina

A sexta-feira (18) foi marcada por uma assinatura de extrema importância para o município de Xanxerê. Foi assinado o protocolo de intenções entre a Prefeitura de Xanxerê e a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Chapecó envolvendo estágio curricular no curso de Medicina.

Os alunos do último período do curso estarão atuando junto às unidades de saúde do município, contribuindo de forma significativa com o atendimento, sob supervisão, à população.

O Reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, destacou que o dia de hoje é muito significativo ao colocar à disposição da comunidade a estrutura pública da universidade celebrando este protocolo de intenções. “Estaremos qualificando o aluno ao fazer com que ele possa pôr em prática o que aprendeu ao longo dos anos na universidade, levando experiências que serão muito efetivas no futuro de sua carreira. ”

Com a parceria hoje firmada a universidade ganha com a qualidade ampliada no estudante formado e o município ganha ajudando a atender algumas demandas da saúde pública, desafogando algumas necessidades locais das unidades de saúde, pois sob supervisão, poderá dar a sua contribuição ao município.

De acordo com o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, o protocolo de intenções assinado hoje é de extrema importância para o município. Segundo ele, a assinatura era aguardada e deveria ter acontecido no início do ano, mas em razão da pandemia teve que ser adiada. Esta é uma parceria importante e esperamos que seja a primeira de muitas firmadas com a UFFS.

“Ganha a universidade, ganha a população, mas principalmente quem sai ganhando mais é o aluno, que terá oportunidade de pôr em prática o que aprendeu na universidade ao longo do curso”, salientou o prefeito.

Além do prefeito Avelino Menegolla e do Reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, estiveram presentes no ato da assinatura o Pró-Reitor de Administração em exercício, Gelson Roque Guzzon, a Secretária de Saúde de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, o Diretor da UFFS – Campus Chapecó, Roberto Mauro Dall’Agnol, a Controladora Interna do Município, Andreza Gallas, o Procurador Geral Município, Fernando Dal Zot, a Coordenadora Acadêmica da UFFS – Campus Chapecó, Gabriela Gonçalves de Oliveira, o responsável técnico pelos médicos da Secretaria Municipal de Saúde e articulador do protocolo, Diego Corso, o prefeito eleito, Oscar Martarello, e a médica e docente do curso de medicina, Ana Luiza Babo Sedlacek Carvalho.