NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em razão do vídeo que circula nas redes sociais dizendo que o município de Xanxerê está se negando a fazer o transporte da menina Amanda Soave, a Administração Municipal de Xanxerê vem a público esclarecer que desde o início o município tem feito a sua parte e se colocado à disposição dos pais. Há uma decisão da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da Comarca de Xanxerê que obriga o estado a realizar o transporte até Florianópolis, em razão de possuir veículos adequados para a situação.

Quanto ao município de Xanxerê, cabe fazer o transporte até Chapecó ou em um raio de até 50 km, uma vez que o município só detém ambulância para realizar o transporte de pacientes, a qual vem equipada com o básico, não sendo uma UTI.

O transporte aéreo solicitado é do tipo UTI móvel, o que exige o acompanhamento de um médico. Como é uma paciente que demanda cuidados especiais, o Estado, preocupado com o bem-estar e saúde da Amanda acha mais cauteloso ir de avião, em um transporte de 40 minutos do que fazer uma viagem de 12 horas de transporte terrestre.

Como o avião do Arcanjo é pequeno, não há espaço para os pais acompanharem o mesmo. Em razão disso, prontamente o município disponibilizou o transporte dos pais à Florianópolis. Como não havia horário estipulado do transporte, o motorista da Secretaria Municipal de Saúde estava de sobreaviso a disposição da família e do Estado. Quando a família deu o aval na manhã deste domingo, a Secretaria de Saúde encaminhou o motorista para buscar a mãe e levá-la até Florianópolis.

Cabe destacar que o município de Xanxerê vem cumprindo a decisão e com a parte que lhe é devida.