Força-tarefa fiscaliza estabelecimentos no fim de semana em Xanxerê

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (06) pela Prefeitura de Xanxerê e Secretaria Municipal de Saúde, foi anunciada a realização de uma força-tarefa realizada de forma conjunta no final de semana pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Assistência Social e Conselho Tutelar fiscalizando o cumprimento das medidas de combate ao coronavírus nos estabelecimentos.

A ação ocorreu nesta sexta-feira, sábado e domingo e de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, a preocupação do município está na consciência das pessoas que circulam pela cidade sem máscara e geram aglomerações. “Esta ação visa, acima de tudo, conscientizar as pessoas e caso isso não gere resultados, medidas mais drásticas serão tomadas”.

Segundo a secretária, na sexta-feira foram fiscalizados 23 estabelecimentos, 19 no sábado e 12 no domingo. O resultado desta operação foram dois locais interditados e 10 notificados em razão da aglomeração e de pessoas que não estavam usando máscara.

De acordo com o comandante da 4ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de Xanxerê, Capitão Vilte dos Santos, o que se espera é que a população siga as normas de segurança estipuladas pelo município. “A Polícia Militar está na linha de frente de combate ao coronavírus, fiscalizando e orientando os estabelecimentos. Faço uma ressalva que muitos locais estão seguindo as medidas de segurança e recebem muito bem a nossa equipe de fiscalização”.

O comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, Tenente-Coronel Walter Parizotto, ressalta que as atuações são constantes em Xanxerê e outros municípios. “Focamos sempre na ocupação correta dos estabelecimentos, uso de máscaras e limitação de pessoas em cada estabelecimento”.

TESTAGEM

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, enfatizou que o município está recebendo diariamente exames positivos de coronavírus, dados que podem ser acompanhados nos boletins divulgados pela prefeitura. “O aumento nos casos é o que está nos preocupando, por isso a força-tarefa se faz necessária”.

O prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla também ressaltou que a preocupação com as pessoas que não respeitam as normas de segurança é grande. “A população acha que tudo está normal após a abertura do comércio, porém ainda estamos enfrentando esta doença, por isso a fiscalização não para, precisamos que as pessoas obedeçam às normas do Governo do Estado e também do município para que não tenhamos que fechar novamente os estabelecimentos ou restringir os horários”.