Município de Xanxerê já testou mais de 1800 pessoas para COVID-19
Desde o mês de março, quando iniciaram as ações de combate ao coronavírus, o município de Xanxerê tem implementado inúmeras ações voltadas à prevenção. Dentre elas está a testagem da população que apresenta os sintomas da doença. Até o momento a Secretaria Municipal de Saúde já realizou mais de 1800 testes para detectar à COVID-19.
De acordo com a secretária Irene Goralski, nesta semana está sendo realizada a testagem nas unidades de saúde da população que está ou que esteve nos últimos dias com algum dos sintomas de COVID-19 e que por alguma razão não ligaram no 0800 534 1635 ou não procuraram o Centro de Triagem junto à unidade de saúde Hélio dos Anjos Ortiz.
Irene destaca que nesta terça-feira (23) foram testados 58 pacientes, sendo 13 pacientes pelo método PCR, que relataram sintomas e aguardam o resultado dos exames, bem como 45 testes rápidos nas unidades de saúde dos quais 01 acabou dando positivo para COVID-19. “Destes 45 testes realizados, dez são pessoas que estavam com consultas agendadas com o cardiologista e que relataram estar com sintomas relacionados ao coronavírus”.
Esta é uma ação que será realizada semanalmente nas unidades de saúde do município. Além disso, a secretária ressalta que as agentes de saúde estão indo nos bairros para tentar identificar as pessoas que tiveram algum dos sintomas relacionados à COVID-19 há mais de 7 ou 10 dias para poder realizar o teste rápido.
BOLETIM
Dos 430 casos confirmados de coronavírus em Xanxerê, 112 são casos ativos e 318 são de pessoas que já estão recuperadas da doença. Além disso, há 112 pessoas com suspeita da doença, que fizeram o exame e aguardam o resultado.
TESTES
EM em relação aos exames, é importante destacar que há o método PCR (Proteína C Reativa) feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), além dos testes rápidos realizados pelos laboratórios particulares.
Quanto aos testes rápidos, há o IGM e IGG, que identificam os anticorpos produzidos pela doença. Os anticorpos IGM indicam infecção na fase ativa, pois eles são os primeiros anticorpos a aparecer quando vírus ou bactérias nocivas atacam o nosso corpo. Já os anticorpos IGG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém atuam na fase mais tardia da infecção. Quando o paciente faz o teste e dá IGG positivo e assintomático, significa que ele já passou o período de transmissão, que está recuperado, podendo retomar suas atividades.
Quando o teste aponta IGG positivo e sem sintomas, o paciente pode manter rotina, inclusive continuar trabalhando. Já quando apontar IGG positivo e com sintomas é necessário o isolamento domiciliar por sete dias e em caso de IGM positivo, independentemente de estar sintomático ou assintomático, é necessário manter isolamento domiciliar de 14 dias.