Xanxerê reforça pedido para credenciamento dos leitos de UTI no HRSP

O prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, e o secretário municipal de Administração, Jader Danielli, estão em Florianópolis. Nesta quarta-feira (17) eles estiveram com o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o prefeito e o secretário foram informados das ações relacionadas à COVID-19 no estado e também sobre a implantação dos novos leitos de UTI no Hospital Regional São Paulo (HRSP). O secretário destacou que o Estado já fez o pedido junto ao Ministério da Saúde para o credenciamento dos leitos o mais breve possível.

O prefeito reforçou um pedido de equipamentos que o HRSP encaminhou à Secretaria de Estado da Saúde, o qual o secretário disse que irá ver o que poderá ser feito para atender ao pedido.

Em relação aos medicamentos, o Ribeiro repassou ao prefeito que os 27 estados criaram um grupo para centralizar as compras, pois não é um problema apenas de Santa Catarina, mas sim do país todo. “O secretário acredita que nos próximos dias já possam ser adquiridos esses medicamentos e repassados ao Hospital Regional São Paulo”, destacou o prefeito.

O diretor do hospital Fábio Lunkes destacou que ninguém vai ficar sem o atendimento até o início da implantação leitos com a homologação por parte do Ministério da Saúde.

BACIAS DE CONTENÇÃO

Ainda nesta quarta-feira o prefeito e o secretário municipal de Administração estiveram na Defesa Civil aonde foram recebidos pelo chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, para reforçar o pedido já feito inclusive ao Governo Federal há algum tempo para a construção das bacias de contenção no município.

Foi protocolado um documento para a construção das bacias e o chefe da Defesa Civil se prontificou em auxiliar o município, “pois sabe da necessidade de se fazer isso no município, pois cada vez que há chuvas torrenciais como as da última semana no município, os estragos são muitos e cada vez tem sido pior”, salienta Danielli.