Secretaria de Saúde realiza testes rápidos para idosos neste sábado
A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã deste sábado a coleta de 13 testes rápidos em idosos que passaram pela Sala de Situação nas últimas semanas, que tiveram algum sintoma respiratório e que não puderam fazer a testagem por RT-PCR (biologia molecular) ou pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC).
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Francis Mara Zago Pegoraro, os testes rápidos foram destinados pelo Ministério da Saúde às pessoas com 60 anos ou mais, portadoras de comorbidades de risco para complicação do coronavírus e demais pessoas sintomáticas com idade igual ou superior a 60 anos. Na quinta-feira (30) a Vigilância Epidemiológica realizou a coleta de 09 testes rápidos no Lar do Idoso, sendo 07 residentes e 02 funcionários, sendo que os resultados foram negativos.
Francis Mara enfatiza que até o momento o município de Xanxerê não apresenta nenhum caso suspeito de coronavírus. Ela destaca ainda que os laboratórios particulares também estão trabalhando em parceria com a Vigilância Epidemiológica, informando as pessoas testadas e os resultados, os quais até o momento também são todos negativos.
Em casos de empresas que possam estar realizando testes em seus colaboradores, Francis Mara salienta que os testes que são realizados também deverão obrigatoriamente ser informados à Vigilância Epidemiológica. Mas ela ressalta que o simples fato de fazer o teste não terá legalidade, pois o mesmo precisa de uma pessoa que possa dar o laudo do exame, que possa interpretar o resultado, precisando ser médico, enfermeiro, biólogo, farmacêutico, precisando estar dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).