Procon fiscaliza e orienta possíveis abusos de preços em Xanxerê

Em função do surto de coronavírus, as farmácias de Xanxerê apresentam uma alta procura de produtos, principalmente de álcool em gel e máscaras. Para que não ocorra aumento significativo no preço destes produtos, o Procon de Xanxerê esteve realizando nesta semana, visitas às farmácias e recolhendo notas fiscais dos últimos 90 dias, para verificar se houve algum aumento abusivo para com a população.

De acordo com o coordenador do Procon de Xanxerê, Winicius Pertile, “se for verificado que houve aumento, o estabelecimento será autuado. Também vamos verificar se houve alguma alteração nos preços repassados pelo fornecedor aos estabelecimentos”.

Pertille explica que do dia 17 até o dia 19 o Procon recebeu cinco denúncias, três sobre preços abusivos em farmácias e duas sobre aumento no valor de produtos de supermercados. Todas as denúncias serão verificadas e se o aumento for confirmado os locais serão autuados.

Plantão

A fiscalização do Procon de Xanxerê trabalhará em regime de plantão, sendo que as denúncias sobre práticas abusivas do comércio local poderão ser realizadas através do e-mail procon@xanxere.gov.br. Além disso, o Procon estará de plantão através dos telefones 3441-8512 ou 3441-8513.

Plataforma do Consumidor

Em decorrência do isolamento causado pelo coronavírus, algumas situações financeiras ficaram pendentes de resolução, seja perante o banco ou um financiamento não contratado. O Procon orienta que é possível formalizar as dúvidas de maneira online, através da plataforma consumidor.gov.br, desenvolvida e mantida pela Secretaria Nacional de Justiça.

O objetivo do site é a prestação de um serviço público para promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores. Dentre as empresas cadastradas estão: telefonia, bancos e companhias aéreas.