Vigilância Epidemiológica encontra escorpiões no bairro Tacca

A Vigilância Epidemiológica de Xanxerê encontrou mais de 10 escorpiões no bairro Tacca. Os animais foram encontrados no mês de janeiro deste ano, após duas moradoras, no mês de dezembro do ano passado, terem encontrados cerca de 06 animais em suas residências.

Em razão do aparecimento dos escorpiões, a Secretaria Regional de Saúde pediu que fosse feita a captura dos animais no local. Uma equipe da Vigilância em Saúde de Xanxerê juntamente com a Secretaria Regional de Saúde foi até o bairro Tacca e fez a captura de 10 animais da espécie Tityus costatus.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Xanxerê, Francis Mara Zago Pegoraro, os animais gostam de ambientes com madeira, então o alerta é deixar os entornos da casa limpos, sem madeiras, além de estar sempre atento e olhar embaixo de camas, móveis e, em caso de picada, buscar imediatamente atendimento médico, pois dependendo da espécie, a picada do escorpião pode ser fatal.

Como os animais possuem hábito de vida noturno, a captura é feita com o auxílio de uma lanterna especial.