Prefeitura de Xanxerê fará encerramento do projeto Semear – uma vida sem violência

A Prefeitura de Xanxerê fará no próximo sábado (14) o encerramento das atividades do projeto Semear – uma vida sem violência. A solenidade será a partir das 14 horas no auditório da Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. Haverá um workshop de encerramento com o tema “Mulheres Inteligentes Evoluem Juntas”, com Juci Borges.

O projeto é desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Agricultura e Políticas Ambientais e de Assistência Social, com patrocínio da Sicoob Credimoc, o qual beneficiou 124 mulheres ao longo dos últimos meses. O objetivo do projeto foi o de promover o combate a violência contra às mulheres do campo.

Foram realizadas rodas de conversas sobre o combate à violência contra as mulheres em alguns polos do município, explicando os tipos de violência, os direitos das mulheres e a Lei Maria da Penha, bem como as formas de denúncia e de atendimento especializado. As ações acontecerão nas comunidades do interior, através da articulação com os Clubes de Mães, Idosos, escolas e igrejas. O objetivo é ampliar o número de polos para 2020.

De acordo com as idealizadoras do projeto Alexsandra dos Santos, diretora de Agricultura, Samantha Roloff, coordenadora de Proteção Social Especial, e Luciana Contini, diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o projeto foi muito produtivo, pois pode-se perceber os casos de violência existentes no município, criando uma rede de solidariedade entre as mulheres do campo e suas vizinhas, para que umas possam ajudar as outras em algum caso de violência.