Secretaria de Assistência Social apresenta mesa-redonda em seminário da Fecam

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê participou na última semana, na cidade de Porto Belo, do V Seminário Estadual sobre Envelhecimento Ativo e do X Encontro Estadual de Gerontologia, realizado pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM). A secretaria foi convidada a ministrar a mesa-redonda “Cuidados à Pessoa Idosa: Diferentes possibilidades”, através da apresentação do Programa Família Acolhedora para Idosos e Pessoas com Deficiência, o qual hoje é referência no estado de Santa Catarina.

“A possibilidade de apresentar a experiência xanxerense é enriquecedora, além de propagar a iniciativa exitosa para os demais municípios do Estado. Durante o ano de 2019, diversas equipes de outros locais vieram até Xanxerê para conhecer o nosso trabalho e estamos auxiliando-os na implantação dessa iniciativa em seus municípios de origem. Para o ano de 2020 algumas visitas já estão agendadas”, enfatizou a supervisora do programa, Bruna Verardo.

Para a coordenadora da Proteção Social Especial, a assistente social Samantha Roloff, o convite é o resultado do trabalho de excelência e de vanguarda realizado no município, possibilitado através do comprometimento da administração pública com o programa, bem como a competência das equipes que construíram essa história até hoje.

O acolhimento familiar consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas idosos e pessoas com deficiência que estejam em situação de risco pessoal e social, dando acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. “A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar e comunitária em ambiente sadio para o acolhido e uma estratégia para a não institucionalização dos mesmos”, salientou Bruna.

O Programa Família Acolhedora está localizado na rua Coronel Santos Marinho, 190, sala 602, no centro de Xanxerê (ao lado do Pronto Atendimento Municipal), das 12h30min às 18h30min.