Xanxerê recebe guia de orientação do programa SC Resiliente

O prefeito em exercício de Xanxerê, Ivan Marques, participou na tarde desta terça-feira (05) da entrega do Guia de Orientação aos Municípios do Programa SC Resiliente. A entrega foi realizada no auditório da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).

O programa objetiva fortalecer a resiliência dos municípios catarinenses, por meio de ações de redução de riscos de desastres, pautado no incentivo direto e reconhecimento formal da Defesa Civil de Santa Catarina.

Para tanto, de acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, dentro do SC Resiliente foram identificados, através de dados secundários, qual a capacidade de risco e os fatores de capacidade de respostas ou ações dos municípios para que possam responder ou resolver as condições de desastre. “A partir disso se criou um índice de vulnerabilidade inicial, para entender qual a capacidade de resposta do município para a condição dos desastres e qual é a sua condição de risco para essa situação de desastre e partir disse criou-se um índice de resiliência”.

Peri salienta ainda que é a partir disso vai poder se criar uma agenda resiliente, que trabalha em cinco eixos principais: capacitação dos municípios; ações estruturantes; ações não-estruturantes; parcerias para desenvolver programas de aumento da resiliência; e possibilidade de acesso a financiamentos. Será disponibilizada pelo Banco Mundial e pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) uma linha de financiamento de aproximadamente R$ 175 milhões para o SC Resiliente.