Castelo Branco inicia coleta de exames na unidade de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê lançou no início do mês de outubro o programa Amplia Saúde, implantando o horário estendido para 12 horas diárias na Unidade de Saúde Delaide Bonatto, no bairro Castelo Branco. O atendimento no local está sendo de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, sem fechar ao meio-dia.

A unidade conta com duas equipes que prestam o atendimento no horário estendido, com dois médicos e duas enfermeiras. Nesta terça-feira (15) iniciou a coleta dos exames na própria unidade de saúde. Agora, as pessoas vão até o local, consultam e já saem com o exame agendado, só necessitando voltar à unidade de saúde para a coleta do exame, que acontece todas as terças-feiras pela parte da manhã.

“Sabemos que temos ajustes a serem feitos, pois é um programa novo, e por mais que você planeja ele para ser perfeito terá as suas falhas, mas tem dado muita agilidade e qualidade ao atendimento do paciente, que sabe que irá até a unidade e que tudo estará lá, não precisando se deslocar para outros locais”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Irene Goralski.

Dona Iraci Bortolamedi, moradora do bairro Castelo Branco, esteve na unidade de saúde na manhã desta terça-feira e disse que a implantação do programa foi uma boa ideia. “Como eu preciso sempre estar fazendo exames facilitou muito com esse novo sistema implantado aqui, bem mais prático do que precisar se deslocar até outro local para fazer os exames. O atendimento aqui é bom, consultei tranquilamente, bem mais prático do que estava antes, agilizou muito”.

Estão disponíveis na Unidade de Saúde Delaide Bonatto consulta médica, consulta de enfermagem, odontologia, farmácia, coleta de exames, sala de vacina, curativos, administração de medicamentos, atendimento em grupo, educação em saúde, soroterapia e procedimentos.