Seminário discute processo de envelhecimento e garantia de direitos dos idosos

Com o objetivo de discutir o processo de envelhecimento e o atendimento da pessoa idosa através das políticas públicas, a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza nesta terça-feira (08) o I Seminário Municipal de Promoção dos Direitos das Pessoa Idosa.

Na abertura do seminário foi feira a apresentação do projeto Retratos e Resgates realizado pela equipe técnica do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o qual retratou a história de famílias com idosos que viviam em situação de violência ou de violação de direitos e que através da intervenção dos profissionais da assistência social conseguiram mudar esta realidade e superar esta situação.

O prefeito Avelino Menegolla agradeceu por tudo que os idosos têm feito em prol do município, estado e país e destacou que o “município faz a sua parte, mas não consegue fazer tudo sozinho. Nos últimos anos o município não está tendo o retorno financeiro dos programas estaduais e federais e precisamos fazer com que cada um faça a sua parte para darmos uma atenção cada vez maior à pessoa idosa”.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará, ainda, no decorrer do mês de outubro, uma programação alusiva ao Mês do Idoso no município de Xanxerê.

No dia 10 haverá um dia festivo com atividades recreativas na sede campestre do Clube 7. O evento terá a presença dos grupos de idosos dos bairros Bela Vista Alegre, Monte Castelo, Conviver, Cambuinzal, Castelo Branco e dos Esportes.

Ainda no dia 10 haverá um programa de preparação para aposentadoria, no auditório da Prefeitura de Xanxerê, com a Psicóloga Marina Bortoluzzi de Souza.

No dia 17 será realizado o concurso de dança no Centro de Convivência Conviver com presença dos grupos dos bairros Bela Vista Alegre, Conviver e dos Esportes.

E no dia 24, a partir das 13h30, acontecerá o Dia de Promoção ao Envelhecimento Ativo. O evento será realizado na Arena Ivo Sguissardi.