Xanxerê inova com 1ª Unidade de Saúde com horário estendido da região

Buscando melhorar e ampliar cada vez mais o atendimento à população xanxerense, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê lançou na manhã deste sábado (05) o programa Amplia Saúde. Xanxerê é o primeiro município da região a implantar o horário estendido em uma Unidade de Saúde, passando de 8 para 12 horas diárias.

A Unidade de Saúde Delaide Bonatto, no bairro Castelo Branco, foi a escolhida para ser a primeira a ter o horário estendido por oferecer uma estrutura adequada ao atendimento, que será feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, se fechar ao meio-dia.

A unidade contará com duas equipes para prestar o atendimento no horário estendido, com dois médicos e duas enfermeiras. Estarão disponíveis consulta médica, consulta de enfermagem, odontologia, farmácia, coleta de exames, sala de vacina, curativos, administração de medicamentos, atendimento em grupo, educação em saúde, soroterapia e procedimentos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Irene Goralski, o objetivo é oferecer ainda mais qualidade no atendimento à população de Xanxerê. “Este é um projeto novo, um desafio à Xanxerê, cuidar de todos de forma igualitária, sem distinção”.

Por enquanto apenas a sala de vacinas e a odontologia permanecerão atendendo 8 horas diárias. A farmácia também será ampliada em breve, tendo uma farmacêutica liberando os antibióticos, que até então só eram fornecidos na Farmácia Central.

Além de ampliar o horário de atendimento, a unidade passará a contar com a coleta de exames. “Tudo será feito na própria unidade, não sendo mais necessário ir até a unidade do Hélio dos Anjos Ortiz, com exceção dos exames que não são oferecidos pelo município”, ressaltou Irene.

O prefeito Avelino Menegolla destacou que este modelo de atendimento é essencial para a nova forma de atendimento na saúde do município, humanizando, ampliando e melhorando cada vez mais a saúde em Xanxerê. “Mas para isso dar certo, é preciso que cada um faça a sua parte, que todos se dediquem em bem atender a população, bem como é preciso que a população entenda e nos ajude a construir uma saúde cada vez melhor”.

A solenidade de lançamento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Arnaldo Lovatel, das representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde de Xanxerê, representantes dos bairros Castelo Branco, São Jorge e dos Esportes, bem como dos servidores públicos municipais e comunidade.