Procon oportuniza renegociação de dívidas online

Está sendo realizado em todo país, até o dia 20 de setembro, um mutirão de renegociação de dívidas organizado pela Procons do Brasil e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. Para participar, é necessário que o consumidor faça o seu cadastro através do website www.consumidor.gov.br, relatando o problema e informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívida.

O coordenador do Procon de Xanxerê, Winicius Pertile, destaca que a negociação se dará de forma totalmente online e que devem ser observadas as seguintes algumas orientações para participar do mutirão.

Segundo ele, no registro do atendimento pela plataforma www.consumidor.gov.br (site ou aplicativo) é necessário cadastrar dados atualizados de telefone e e-mail, bem como, no campo “problema” é preciso optar pela Renegociação/parcelamento de dívidas.

Pertile salienta ainda que o consumidor deve informar o valor médio de parcela que consegue pagar por mês e que na descrição do relato utilizem a #MutirãoProconsBrasil com o objetivo de facilitar a identificação dos atendimentos.

A empresa apresentará no prazo de 10 dias proposta de acordo com a possibilidade de aceitação ou não pelo consumidor.

Pertile enfatiza que a ferramenta www.consumidor.gov.br é um instrumento de cidadania oferecido a todos os consumidores, oportunizando que exerçam seus direitos de forma fácil, moderna e efetiva, sem precisar se deslocar de suas casas até uma unidade física do Procon.