Ação comunitária: moradores do Bairro Santa Cruz retiram lixos das ruas e plantam árvores

“Somos um bairro de pessoas carentes e queremos fazer de tudo para melhorar a nossa qualidade de vida”. Essa é definição de Sandro Dal Cortivo, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Cruz, após a ação que começaram a desenvolver junto à comunidade: retirar todos os lixos das ruas e plantar árvores. A Prefeitura de Xanxerê apoia a atitude e, para incentivar, realizou a doação de mudas do Viveiro Municipal.

A realidade quanto ao descarte incorreto de lixo em diversos locais de Xanxerê é preocupante e a cada período de chuva forte causa transtornos, como alagamentos. Para evitar essas situações, a prefeitura realiza a limpeza do Rio Xanxerê e seus afluentes. Entretanto, todos os dias toneladas de lixo são descartados incorretamente em terrenos, ruas e até mesmo no rio. E, para evitar, é preciso ação conjunta de toda comunidade.

No Bairro Santa Cruz, os moradores se uniram para cuidar do local. O presidente da comunidade conta que – junto com os moradores – estiveram reunidos com o prefeito Avelino Menegolla, para tratar da situação do lixo, e outros problemas.

– Conversamos com o prefeito e nos comprometemos em cuidar ainda mais do nosso bairro. Começamos fazendo a limpeza do lixo que era jogado em frente à creche Rui Pimentel e recebemos da prefeitura as mudas das árvores para plantar. Agora, vamos fazer em diversos pontos do bairro – conta.

Além dessa ação, os moradores colocarão em diversas ruas cinco lixeiras como forma de incentivar o descarte correto do lixo, não mais despejar na rua ou terrenos. O prefeito Avelino Menegolla parabenizou os moradores que iniciativa e disse que são ações desta natureza que precisam ser praticadas e incentivadas pelo poder público.

– A minha preocupação é grande com a quantidade de lixo descartado de forma incorreta. Temos a coleta do lixo, fazemos em Xanxerê também a coleta seletiva e não podemos admitir essas situações, todos precisam ser responsáveis e destinar corretamente o lixo que produz. Se não agir desta forma, a cada chuva forte voltaremos a ter graves problemas e infelizmente por conta da ação de alguns, muitos ficam prejudicados com as enchentes e alagamentos – desabafa o prefeito.